(11) 2255-0649/34414669

Impermeabilização de caixa d´água na zona norte

 

 Impermeabilização de caixa d´água na zona norte?

É frequente a aparição de fugas em reservatórios de água, algum tempo após o início da sua utilização.
A natureza dos materiais utilizados na construção dos reservatórios não garante a sua impermeabilidade. A pressão da água provoca tensões nos materiais que podem originar pontos de ruptura.
É necessário um tratamento com impermeabilização da caixa d água da superfície interna em contacto com a água que garanta a impermeabilidade dos reservatórios enterrados, submetidos à pressão e contra-pressão da água,ao mesmo tempo que assegure as condições de potabilidade da água.

Descrição de um sistema de Impermeabilização de caixa d´água na zona norte

Estocagem superficial com aplicação  do Cimento Modificado com Polimérico Viaplus1000

Impermeabilização com Membrana de Polímero Modificado com Cimento Viaplus 5000.

MATERIAIS

Viaplus 1000 ‚ um revestimento impermeabilizante semiflexível, bi-componente (A+B) à base de dispersão acrílica, cimentos especiais e aditivos minerais de excelentes características impermeabilizantes, com  perfeita aderência e excepcional resistência mecânica. Atende as exigências da NBR-11905/92.

Viaplus 5000 é um impermeabilizante flexível, a base de polímeros modificados com cimentos que, em composição, resultam em uma película elástica de excelente características de resistência e impermeabilidade.

Mantex malha 2×2 é uma malha estruturante que serve para estruturar arestas e ao redor das tubulações e ralos.(será colocada em toda caixa superior).

MONOPOL é uma massa elástico mono componente a base de polissulfetos que se vulcaniza à temperatura ambiente.

TESTE DE CARGA D’AGUA

Antes da preparação da superfície, executar  teste de carga d’água por no mínimo 72 horas, de modo a propiciar o aparecimento de eventuais vazamentos que venham a ocorrer na estrutura quando da carga total e possibilitar a preparação adequada para a  superfície a ser impermeabilizada.(

 PREPARAÇÃO DA SUPERFÍCIE para Impermeabilização da Caixa d’ água na zona norte.

A superfície deverá apresentar-se limpa, sem partes soltas ou desagregadas, nata de cimento, óleos, desmoldantes, etc. Para tanto será efetuada a lavagem da estrutura com escova de aço e água ou jato d’água de alta pressão.

Eventuais juntas de dilatação, fissuras e ao redor de tubulações, serão  calafetadas com mástique de polissulfeto MONOPOL com previa aplicação do primer.

Verificar a integridade da mísula estrutural.

Em áreas onde as armaduras ou concreto estiverem comprometidas, deverão ser executadas recuperação das estruturas.

PREPARO DO MATERIAL

Adicionar o componente B (pó cinza) aos poucos ao componente A (resina), misturando mecanicamente por 3 minutos ou manualmente por 5 minutos, obtendo uma pasta homogênea e sem grumos.

Uma vez misturados os componentes A+B, o tempo de utilização desta mistura não deve ultrapassar o período de 1 hora, na temperatura de 25ºC. Passando este período não recomendamos sua utilização.

APLICAÇÂO

Sobre o substrato úmido aplicaremos 2 “demãos” de Viaplus 1000, aguardando sua secagem por 3 horas a 5 dias entre demãos dependendo das condições ambiente. Esta aplicação tem como objetivo o estofamento e a selagem dos poros do substrato.

Aplicaremos com trincha, vassoura de pêlo, ou rolo de pintura a 1a “demão” de Viaplus 5000, aguardando a secagem pelo período mínimo de 4 horas a 5 dias dependendo das condições ambiente.

Na ocasião da aplicação da primeirademão de Viaplus 1000, será colocada uma tela de poliéster ou nylon, malha 2x2mm, aguardando a secagem por igual período.

Aplicaremos as “demãos” subsequentes em sentido cruzado, conforme a necessidade do serviço, em camadas uniformes, com intervalo de 4 horas a 7 dias entre “demãos”, dependendo da temperatura ambiente, até atingir o consumo especificado.

Aguardaremos a cura do produto por no mínimo 5 dias antes de encher o reservatório.

Impermeabilizar o teto do reservatório com aplicação do cimento polimérico Viaplus 1000  1kg/m2. .

Observação:

a)    Após a aplicação da última demão do Viaplus 1000 não exceder 5 horas para  a aplicação da 1º demão do Viaplus 5000.

b)    Não aplicar o Viaplus 1000 sobre a massa de regularização que contenha cal ou hidrofugo. Caso seja necessária a utilização destes, substituir por VIACAL.

c)    Produto formulado para reservatório e tanque de água potável. Casa haja alteração na composição da água, consultar o departamento técnico da Viapol.

d)    Quando utilizado em reservatórios, aguardar no mínimo 5 dias antes de enche-lo, conforme condições de temperatura ambiente, umidade relativa e ventilação.

e)     Fazer o teste de estanqueidade, enchendo o local impermeabilizado com água, mantendo o nível por no mínimo 72 horas.

f)     Misturar constantemente o produto da embalagem durante a aplicação.

g)    A impermeabilização deve atender o disposto na norma NBR-9575/2003-Impermeabilização – Seleção e projeto.

 CONSUMO

Cimento Modificado com Polímero Viaplus 1000- 1,0 kg/m2.

Membrana de Polímero Modificado com Cimento Viaplus 5000 – 1,0 kg/m2.

Mástique de polissulfeto MONOPOL (para juntas de 2×1 cm): 0,30 m/linear.

 Pensou em impermeabilização de caixa d´água na zona norte,Pensou Desentupidora Hidromaster,ligue e confira:22550649/34414669.